Marcita Chalé Monte Verde

Localizada a poucos minutos da Avenida Principal de Monte Verde…

História de Monte Verde

A cidade de Monte Verde foi fundada pelos pioneiros, Sr. Verner Grinberg (falecido em 13/08/2006 aos seus 96 anos de idade) e pela sua esposa dona Emília e o sobrenome da família deu o nome à cidade: “grin”, verde, e “berg”, monte e além disso também tem muita relação com a paisagem.

A família Grinberg chegou ao Brasil em 1.913, (pre 1ª guerra mundial) eles vieram da Letônia e foram morar em 1.921 na então recém-fundada Colônia Varpa, próxima à cidade de Paraguaçu Paulista que fora fundada pelos seus patrícios letões. Nesse lugar conhece sua futura esposa, dona Emília Leismeir quando se casaram resolveram passar a lua-de-mel em Campos do Jordão, região esta, muito semelhante com a sua terra natal; o jovem casal que adorou o clima de montanha e as paisagens da Serra da Mantiqueira.

Em 1.936, ouviram falar dos Campos do Jaguari, município de Camanducaia hoje Monte Verde, lugar de clima e paisagens semelhantes a Campos do Jordão. Imbuídos de espírito empreendedor, resolveram subir até o pé da Serra da Mantiqueira em lombo de burro, abrindo picada no meio do mato. Em 1.938, ali adquiriram terras e iniciaram a formação de uma fazenda. Com o passar do tempo, muitos dos seus amigos e conhecidos começaram a sentir atração pelo lugar.

Um pouco mais de Monte Verde...

Monte Verde é um distrito do município de Camanducaia Minas Gerais. Tem acesso pela rodovia Fernão Dias distando da cidade de São Paulo cerca de 168 quilômetros, sendo 30 deles em estrada íngreme.

Está a 1554 metros de altitude, com ótimas pousadas tem como característica principal a natureza e o frio na temporada de inverno. Seu clima é tropical de altitude, com características de clima subtropical devido ao seu relevo montanhoso (tropical de altitude Cwb), segundo a classificação do clima de Köppen, mesmo em baixa latitude: 22º51’47” sul, sua temperatura atinge valores negativos no inverno (mês de Julho). Seus verões são amenos e chuvosos e seus invernos são frios e pouco secos.

Sua paisagem está destacada por árvores de Mata Atlântica, como o ipê e o carvalho, mas também possui vegetais de áreas subtropicais mescladas a estas outras, como o pinheiro-do-Paraná ou araucária, e os Cedros entre outras árvores aqui não descritas.
Se fosse um município, esse seria o 2º (segundo) município com a sede mais alta do Brasil perdendo apenas para a cidade de Campos do Jordão, no estado de São Paulo, que está à 1628 metros de altitude.